quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Frigideiras


Tenho família em Braga e por isso vamos lá frequentemente. Um dos locais que por vezes vamos é à confeitaria com mais tradição de Braga - "Frigideiras do Cantinho".



Foi fundada em 1796 para o fabrico e venda das famosas Frigideiras que inclusivamente estão mencionadas no livro de Júlio Diniz "Serões da Província".



Esta confeitaria também tem a particularidade de poderem ser apreciadas no salão de chá as ruínas romanas do século III e IV.



Pois bem e como eu tinha uns lombinhos assados no forno que me tinham sobrado de uma refeição anterior, resolvi experimentar e fazer a minha própria versão de tamanha iguaria. É claro que não ficaram iguais (as originais têm segredo...), mas ficaram também muito saborosas.




Ingredientes:

(para 1 unidade)

2 placas de massa folhada congelada

Carne cozinhada q.b.

Chouriço e bacon q.b.

1 ovo




Colocar a descongelar as placas de massa folhada.



Picar a carne cozinhada com o chouriço e o bacon. Reservar.




Estender a massa folhada e com a ajuda de um prato de sopa virado ao contrário cortar dois círculos de massa.



Com a clara do ovo pincelar as bordas dos círculos.





Num tabuleiro anti-aderente colocar um círculo que irá servir de base e no centro até cerca de 1 cm da borda dispor a carne. Cobrir com o outro círculo pressionando as bordas.



Com a ponta de uma faca e muito levemente fazer um quadriculado na massa e pincelar com a gema restante.



Vai ao forno bem quente até a frigideira estar douradinha.


2 comentários:

  1. Ainda há 2 semanas estive em Braga e uma das minhas opções para almoço era precisamente as "Frigideiras do Cantinho". Acabei por ir ao "Anjo Verde" onde me deliciei com a comida vegetariana :)

    ResponderEliminar
  2. Olha que engraçado, desconhecia isso.
    Muito bom aspeto mesmo ;)

    ResponderEliminar